sábado , novembro 18 2017
Home / Animais Amigos / Focinhos de luz: de que forma você pode ajudar um animal abandonado?

Focinhos de luz: de que forma você pode ajudar um animal abandonado?

A associação Focinhos de Luz é uma organização sem fins lucrativos que luta pela reintrodução de animais abandonados à sociedade. Construída por apaixonados pela causa animal e inconformados com o abandono recorrente, o local abriga em torno de 100 animais, que passam por cuidados até estarem aptos a participarem de feiras de adoção, onde podem finalmente encontrar um lar definitivo e amoroso.
Tenho um casal de amigos que são voluntários super ativos lá, e um pedido do Gustavo Pelaez me chamou atenção:

Como muitos sabem, há mais de um ano sou voluntário de uma ONG chamada Focinhos de Luz que tira das ruas animais doentes ou em situações de risco de morte, dando-lhes abrigo, amor, assistência veterinária e os preparando para serem inseridos em lares responsáveis.
Graças a este trabalho, 5 pessoas encontram-se empregadas e com seus salários em dia, assim como todos os seus direitos trabalhistas assegurados.
Infeizmente, a crise que o país está passando está nos atingindo gravemente, visto que muitos associados estão cancelando suas contribuições mensais. Hoje nossa receita está bem menor do que nossas despesas, o que acabará nos levando a cortes no quadro de empregados e drástica redução no número de animais acolhidos.
Para revertermos esse quadro precisamos captar 70 novos associados, com contribuições mensais de R$ 60,00 (valor praticamente equivalente ao gasto por um casal no chopp do final de semana).
Alguém poderia nos ajudar a alcançar nossa meta, apadrinhando um peludo que não teve a sorte de nascer em uma família responsável?
A contribuição é via boleto bancário e enviamos mensalmente por e-mail, se você tiver interesse, só me mandar uma mensagem 

 

FOCINHOS DE LUZ: COMO COMEÇOU

Em 2010, voluntários foram chamados para ajudar uma senhora que se dizia protetora, e tinha um abrigo que passava por dificuldades. Chegando ao abrigo, se depararam com um “campo de concentração” de animais.

Não havia nenhuma organização e diferenciação entre animais saudáveis, doentes, tamanhos, idades. Um verdadeiro depósito, onde pegava-se os animais das ruas e eram jogados em confinamento. Estavam enxugando gelo, já que além de não terem cuidados básicos necessários, os animais não tinham perspectiva de adoção, pois a dona do espaço não tinha intenção de se desfazer de nenhum deles. 

Os bravos voluntários resolveram fazer direito. Se juntaram, uniram forças e assim, surgia a Associação Focinhos de Luz. 

Compraram um terreno em Sepetiba, onde fica a sede e começaram as obras. Não foi fácil, pois tiveram que contar com doações, vendas de rifas, e qualquer outra opção de arrecadação de fundos para levantarem as primeiras paredes, mas valeu a pena, pois hoje é um lugar referência, não só em estrutura como nos cuidados dos animais que lá se encontram.

 

COMO AJUDAR?
Na realidade existem muitas formas de ajudar. Você pode adotar um animal, ter um amigo pro resto da vida e ganhar de presente olhares e gestos de gratidão todos os dias (aqui em casa temos 5 gatos adotados e somos imensamente apaixonados por eles!). Se você não puder adotar, você pode apadrinhar um animal, que é o caso acima mencionado pelo Gustavo. Se você não puder apadrinhar, você pode doar quanto quiser. Você pode doar rações e medicamentos. Você pode doar seu tempo sendo voluntário no abrigo ou nas feiras de adoção. Você pode ajudar a compartilhar os pedidos de adoção para que os animais encontrem uma família amorosa mais rápido. Você pode comprar produtos fofos e personalizados na lojinha deles pelo site e ajudá-los com isso. Existem várias formas de ajudar e existem várias pessoas que trabalham pela causa animal e que precisam de ajuda. Encontre alguma(s) e faça a diferença.
Caso você queira e possa ajudar, deixo abaixo os contatos da Ong Focinhos de Luz e do casal de amigos (e de confiança) que trabalha lá:
Contato de voluntários da Ong: Gustavo Pelaez e Amanda Andrade
Obrigada!!!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Um abraço,
Rafaela Ganzenmuller

Sobre Rafaela Ganzenmüller

Rafaela Ganzenmüller

Fundadora do PranaZen, Rafaela Ganzenmüller é empreendedora social, nômade digital, terapeuta alternativa, leitora de aura, pranaterapeuta, reikiana, artesã, escritora e mãe do Zion. Atualmente vive num povoado na Chapada dos Veadeiros com sua família. Atende com as terapias a distância, presencialmente em GO e RJ e em festivais de música, sempre de forma empática, sensível e holística. Rafaela entende e valoriza o poder do equilíbrio das energias.

Veja Outros

5 demonstrações de gratidão animal

Você já percebeu algum gesto de gratidão animal? Selecionamos alguns vídeos que mostram a capacidade dos animais de demonstrar sentimentos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *