sábado , setembro 23 2017
Home / Alimentação / Os 22 mandamentos para ser bem-sucedido no século XXI
awake could be so beautiful - by parablev
awake could be so beautiful - by parablev

Os 22 mandamentos para ser bem-sucedido no século XXI

Vejo o sucesso como um estado de espírito permanente que se assemelha bastante com a plenitude que buscamos incessantemente na vida. Confundem-se as pessoas que associam sucesso única e exclusivamente a dinheiro. A tendência é que pessoas bem-sucedidas naturalmente tenham uma vida financeira equilibrada, porém não quer dizer que todo rico seja bem-sucedido, e nem que toda pessoa bem-sucedida seja rica. O conceito de ‘bem-sucedido’ hoje tem uma nova definição.

O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido. – Sua Santidade O Dalai Lama

Dinheiro é número, e números nunca acabam. Portanto, se você busca dinheiro para ser feliz, sua busca pela felicidade nunca acabará – Bob Marley

Talvez tenhamos dificuldade de alcançar sucesso em nossa vida cotidiana porque somos atropelados de maneira ininterrupta com tarefas, obrigações, problemas, surpresas… ao mesmo tempo que não temos autoconhecimento e nem direção certa pra seguir. Lá no fundo, sabemos da enorme capacidade que habita nosso ser mas que encontra-se apagada e perdida, buscando uma maturidade para encontrar a saída e florescer.

Uma pessoa que obteve uma escalada financeira, pessoal ou profissional por conta de suas próprias escolhas, conquistas e méritos, sendo feliz e livre no que faz, é uma pessoa bem-sucedida. Assim como outra pessoa que tenha escolhido viver de forma simples, puramente através da arte, perto da natureza, também deve ser considerada bem-sucedida. Do outro lado, alguém que enriqueça da noite pro dia por conta de uma herança, consiga um emprego por apadrinhamento e não por sua competência ou viva  largado na natureza num profundo estado letárgico de preguiça sem qualquer transformação, não devem ser consideradas pessoas bem-sucedidas.

O intuito dessa reflexão não é de rotular pessoas de sucesso, mas identificar hábitos similares daqueles que estão em plena maturidade pessoal e profissional. A prática levará a um crescimento imediato e satisfação pessoal. Consequentemente, o universo começará a conspirar para trazer recompensas incríveis.

1 Energize-se e exercite-se positivamente

Corpo e mente exaustos não são capazes de produzir nem criar adequadamente. Nosso corpo é nosso templo, nossa mente nosso guia, portanto é preciso cuidar muito bem de ambos antes de tudo. Uma dieta vegana/vegetariana balanceada, rica em nutrientes e poucas calorias, somada a noites de sono bem dormidas são elementos básicos para manter mente e corpo saudáveis. Outras formas complementares e muito importantes seriam através da respiração, yoga e meditação.

A prática de pranayamas (controle do ritmo da respiração) promove o aumento de concentração, energia, limpeza do organismo, relaxamento, entre tantos outros benefícios.  Os exercícios de Yoga acordam o corpo e acabam com a preguiça, aumentando a frequência cardíaca, nutrindo as células e liberando todo o fluxo de energia pelo corpo. As posições de yoga (ásanas) focalizarão sua mente, tornando-o mais alerta. Já os exercícios físicos melhoram a disposição para as nossas atividades do dia-a-dia e blindam nossa saúde.  E sobre meditação, estudos comprovaram que 20 minutos de prática equivalem a aproximadamente 2 horas de sono.

Pranayama-Breathing
Pranayama-Breathing

2 Caminhe na direção certa

A direção é mais importante que a velocidade – Clarice Lispector

path

Definir e priorizar tarefas é fundamental para alcançar objetivos e ter sucesso. Um mínimo de organização é preciso. Caminhar sem destino poderá ser extremamente prejudicial porque se vamos para o lado errado, a distância de nossa meta só aumenta. E a velocidade também não importará se rumamos para o lado contrário. Abaixo segue uma dica simples de organização para pequenos ou grandes projetos de vida.

Divida em quatro partes iguais uma folha A4 e preencha cada uma delas com os títulos designados abaixo.

Tarefas Pranazen

Inclua as seguintes tarefas nas colunas que julgar fazerem parte: whatsapp, facebook, sair com o cachorro para o passeio diário, assistir televisão, ver o último capítulo da novela, estudar para uma prova, arrumar um trabalho, entregar a declaração da receita federal… e inclua tarefas que são exclusivamente suas. Faça uma breve análise do tempo que você gasta com tudo que é padrão e/ou urgentes. Não representa quase todo o seu tempo? E aquelas tarefas que são importantes, porém esquecidas por não serem urgentes, não seriam de fato as principais? E reparem que todo o estresse que temos em nossa vida está no quadrante de tarefas importantes e urgentes.

Sempre que as tarefas importantes se tornarem urgentes, temos uma descarga enorme de energia e ficamos estressados. Sabemos que elas poderiam ter sido resolvidas previamente se tivéssemos dado a devida atenção. Andar na direção certa é basicamente focar nas tarefas importantes que não são urgentes. Este é o quadrante principal que devemos seguir em nossas vidas. É nele que encontramos a saída do nosso labirinto.

3 Fragmente grandes projetos em pequenas tarefas

Projetos e promessas muito longas devem ser quebrados em pequenas tarefas para que seja possível sorrir com cada vitória. Por exemplo, prometer nunca mais comer doces, passar num concurso público, fazer exercícios todos os dias ou nunca mais fumar são metas muito difíceis. Quando não honramos nosso compromisso, enfraquecemos nosso espírito. Portanto tenha sempre em mente metas e prazos realistas. Dos exemplos listados, poderíamos trocar as palavras como por exemplo: fazer uma dieta de 5 dias sem açúcar, estudar 2 horas na terça e quinta da próxima semana, frequentar a academia 3 vezes na próxima semana e não fumar nos próximos 3 dias. Ser bem-sucedido é sorrir com cada conquista. Cresça com os objetivos alcançados e vá aumentando gradativamente as metas de forma moderada, não se sobrecarregue. Não leve consigo aquilo que não é capaz de suportar.

4 Implemente as boas idéias

Mantenha sempre junto a tríade pensamento, palavra e ação. A ação bem-sucedida é a materialização de boas idéias e pensamentos. Ter uma boa idéia é algo incrível, mas não chega nem perto de implementar essa mesma idéia, pois conseguir materializá-la é libertador. Uma idéia sem concretização é uma conversa de bar jogada fora, um sonho esquecido. De nada adiantará ter uma visão empreendedora se nada for planejado e implementado. Realizar ou sonhar? Se você tem algum bem intangível dentro de você, materialize.

O medo é um estado inconsciente de perigo ou ameaça, uma abstração ruim projetada por nós. Quando estamos nesse estado, temos a tendência de fugir ou nos esconder para evitar que a situação projetada aconteça. Porém, precisamos ter em mente que para evoluir precisamos superá-los. O sucesso encontra-se justamente atrás de todos nossos medos. A zona de conforto abriga o medo enquanto que a zona de coragem abriga o sucesso.

A ação cura o medo. Se ficar pensando muito, “vou ou não vou, faço ou não faço”, você alimenta o medo – (Do livro: O sucesso está em suas mãos) por Rodrigo Cardoso

fear is an illusion - by lelizadith
fear is an illusion – by lelizadith

5 Mantenha segredo

Quanto mais tempo guardamos um segredo, mais valioso ele será. Busque confiar seus projetos pessoais e profissionais com amigos que estejam na mesma frequência, que saibam o significado do segredo sagrado. Espere o momento mais adequado para contar e escolha amigos que sempre te incentivaram e ajudaram, esses valem mais que tesouro. Da luz compartilhada entre ambos, nasce uma conexão profunda.

6 Proteja-se das críticas

Esse talvez seja o hábito mais difícil entre as pessoas bem-sucedidas. Existem muitos vampiros de energia entre nós, sejam eles familiares, amigos ou conhecidos, que depositam e se alimentam de energia negativa de forma indireta. Eles não estão fazendo por maldade, apenas não atingiram a sua ascensão espiritual, como se ainda não tivessem despertado. Se somos carregados para a frequência deles, perdemos totalmente nosso autocontrole. O vampiro energético geralmente vive na zona de conforto e se algo foge da normalidade, torna-se crítico feroz. O medo, conservadorismo e comodismo não conhecem o novo e a coragem. Por mais duro que possa ser, bloqueie, anule e transforme as críticas infundadas em energia. Em casos extremos, evite contato. O tempo pode curar relações e conflitos.

Lembre-se sempre que a opinião de alguém é algo totalmente volátil. Ontem se alguém te criticou, amanhã estará te elogiando. Não podemos jamais viver baseado na opinião de alguém. O seu caminho é exclusivamente seu e de mais ninguém. Não tente convencer alguém de que está fazendo a coisa certa, não é preciso e ainda desperdiçará muita energia em vão. O vampiro energético se alimenta da sua fraqueza. E lembre-se sempre, quando depositarem energias ruins em você, não caia nessa freqüência. O que as pessoas fazem com você é um problema delas, o Karma é delas. O que você faz com elas é seu Karma. Seja o influenciador de ambientes e pessoas, e não ao contrário. Não se contamine. Esse é um duro exercício para a vida, porém valioso. Uma excelente forma de se proteger, seria usando o silêncio como resposta, ele se encaixa em qualquer situação e faz um barulho estarrecedor. Jamais tente convencer o vampiro de que você está trilhando o caminho certo, vem sendo bem-sucedido e feliz. Eles irão de todas as formas tentar cortas suas asas.

Quem tudo suporta em silêncio – calúnia, agressões, injúrias – conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração. – Chico Xavier

Aura woman walking
Aura woman walking

7 Incentive pessoas

Sempre que alguém compartilhar suas histórias, incentive. Seja um super-herói capaz de energizar alguém com um simples elogio, abraço ou sorriso. Uma conexão de alma com os olhos, somada a um profundo e sincero sentimento de empatia pode fazer toda a diferença. E quando não tiver algo de positivo a dizer, não opine. Escolha perguntas inteligentes e reflexivas que façam o próprio interlocutor buscar as respostas. Pessoas bem-sucedidas influenciam e elogiam outras. Saiba que quando você elogia alguém, a sua própria estrela brilha mais forte.

people beaming light to heart
people beaming light to heart

8 Crie Soluções

Não espere e nem dependa que alguém faça ou resolva algo por você. Não fique parado na primeira barreira que encontrar na jornada, encontre formas de superá-la. Seja independente e faça a sua espiral do desenvolvimento e ascensão girar eternamente. Não seja a pessoa que cria e aponta problemas para o mundo, você é a solução. O comodismo é um mal parasitário, simplesmente saiba quando a sua zona de conforto está te matando silenciosamente. Nenhuma mudança será fácil. Siga a luz.

Idea concept with row of light bulbs
Idea concept with row of light bulbs

9 Inicie e encerre ciclos

Absolutamente tudo nessa vida tem início, meio e fim. Iniciamos a vida com uma respiração e terminamos com um último suspiro. Saiba a hora certa de começar algo novo, tendo muito cuidado para não tropeçar em suas próprias pernas. Antes de iniciar um novo ciclo, certifique-se de que será capaz de estar 100% alocado e dedicado sem que outros interfiram.

Não deixe projetos inacabados, isso poderá abalar a sua estrutura emocional deixando um sentimento vazio, como se estivéssemos incompletos. Vá até o fim, saiba quando ele chegar. Uma pintura inacabada deixada de lado, um emprego estagnado sem perspectiva de crescimento ou uma relação fracassada. Reconheça tudo aquilo que terminou e coloque um ponto final. O vento que leva é o mesmo que traz de volta. Apenas reconheça o fim, agradeça, perdoe e deixe ir.

10 Saiba falar e ouvir

Reconhecer o outro em você, valorizar e respeitar, ter um sentimento de empatia. Ouvir é uma arte, porém escassa entre nós. Não é um processo fácil, embora pareça tão simples. Requer também paciência com aqueles que transformam um diálogo em monólogo.
Ao mesmo tempo que devemos saber ouvir, também precisamos medir nossas palavras. Através delas nos comunicamos, porém se usadas de forma equivocada entramos em discórdia, difamação, conflitos… Além disso, monólogo cansa. A interação deve ser equilibrada com mesma frequência entre os interlocutores.

Antes de jogar palavras ao vento, lembre-se que o vento pode soprar em você. – Sean Wilhelm

artista desconhecido
artista desconhecido

11 Assuma Responsabilidades

O nível de desenvolvimento pessoal e profissional pode ser potencializado com a quantidade de responsabilidades assumidas. Busque novas oportunidades de crescimento no trabalho, casa ou escola sem que ninguém defina para você o que deve fazer ou seguir. A responsabilidade deve ser tomada sozinho sem nenhuma interferência. Automaticamente você estará criando uma enorme capacidade de suportar e resolver situações sozinho. Só tome cuidado para não carregar mais peso do que consiga suportar.

12 Conecte-se, faça amigos

Conhecer pessoas novas pode fazer com que nossos problemas desapareçam, novas oportunidades surjam e até mesmo nossa história seja reescrita. O laço afetivo, aprendizado e crescimento através do nosso semelhante desperta um grande sentimento de empatia e nos liberta do ego. Conexões de alma são eternas.

artista desconhecido
imagem retirada do grupo geração coca-cola do facebook

13 Dance na chuva

Pessoas de sucesso tem o dom de criar oportunidades nos momentos mais difíceis. Quando uma porta se fechar, fique sempre alerta nas outras que irão se abrir. Existem obstáculos durante a jornada que devem ser superados e deixados para trás. Se ficarmos estagnados ou aprisionados no pensamento com situações adversas, simplesmente deixaremos de receber novos destinos.

14 Leia mais e aprenda todos os dias

A leitura enriquece e nutre nossa palavra e pensamento. Através dela nos tornamos naturalmente reflexivos e questionadores. Dessa maneira, sendo dono de nossos pensamentos, ficamos livres de qualquer imposição e aceitação. O limite da nossa imaginação é o infinito. Meditamos em cada assunto apresentado e ampliamos nossa capacidade de compreensão de fatos e situações. Busque assuntos de seu próprio interesse e se aprofunde mais e mais.

artista desconhecido
Simch

O aprendizado deve estar conosco até o último dia de nossas vidas. Não se contente com o que vemos superficialmente, estude a fundo tudo aquilo que é de seu interesse. Vá mais além. O aumento da nossa capacidade cognitiva consequentemente nos faz evoluir. Se possuir um conhecimento limitado sobre determinado assunto, e alguém lhe mostra que está errado, não sinta vergonha de mudar de opinião. Isso é uma virtude e significa que você aprendeu algo novo e evoluiu.

15 Assuma e reconheça erros

Não há sucesso sem fracasso. A criança ao cair pela primeira vez, levanta e segue adiante sozinha. Todos nós temos histórias de fracassos, e foram graças a elas que evoluímos. Por trás de todos aqueles que são bem-sucedidos, houve um árduo caminho com erros necessários para chegar ao ápice na vida. É importante destacar que pessoas sem um autoconhecimento erram e não aprendem, porque eles passam imperceptivelmente. Com isso, continuam com os mesmos hábitos viciosos que emperram o seu próprio desenvolvimento.

16 Pratique humildade e empatia

Seja qual for a sua condição social, financeira, intelectual ou profissional, seja sempre humilde. Trate todos de forma igual. Não bajule pessoas que estejam em cargos de chefia nem mesmo menospreze o faxineiro de seu trabalho. Se em algum momento perceber que possui maior conhecimento que alguém, busque alinhar as energias para encontrar um equilíbrio. Desça degraus, conecte-se, use seu poder empático.

O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens. – Mahatma Gandhi

17 Viva o agora

Quando ficamos presos ao passado, podemos remeter sentimentos de mágoas, tristezas e arrependimentos, que podem gerar depressão. Uma pessoa de luto fica totalmente presa ao passado, sem conseguir se libertar para ser feliz. Um novo relacionamento não dará certo nunca se mantivermos nosso pensamento conectado a outras relações. Deixe os pensamentos irem, lembre-se que eles são como um rio que segue continuamente. Não se prenda a nada.

Quando projetamos o futuro, ficamos angustiados, ansiosos. Algumas pessoas pensam que só serão felizes se casar, arrumar um emprego, passar num concurso, se formar ou até mesmo se aposentar. Fico perplexo quando vejo pessoas fazendo planos da vida, daquilo que estão predestinados a ser, somente quando se aposentarem. Projetam uma felicidade e liberdade para anos de distância como se o hoje não tivesse valor. Faz algum sentido isso? Deixar de viver a vida que ganhamos, para se dedicar em algo que não queremos fazer, para que no futuro possamos finalmente recuperar a vida, apenas no final dela? Passar uma vida inteira vivendo o amanhã que pode nem chegar?

Estar no momento presente é viver a verdade. O único momento que vivemos realmente é o agora, todo o resto não existe. Faça uma breve reflexão de algum momento marcante em sua vida, não é verdade que você esteve 100% entregue naquele período que passou sem qualquer  mágoa, preocupação ou angústia? Por trás de cada memória feliz, há uma um presente vivido intensamente. Já imaginou estar nesse estado verdadeiro em cada segundo de sua vida?

Se alguém te perguntar: “O melhor momento da sua vida já chegou?” Muitos de vocês provavelmente diriam que o melhor momento da sua vida ainda não aconteceu. Nós todos temos a tendência em acreditar que o melhor momento de nossas vidas não aconteceu ainda, mas que virá muito em breve. Mas se nós continuarmos a viver do mesmo modo, esperando que o melhor momento chegue, então ele nunca chegará. Você pode acreditar que sua felicidade está em algum outro local, lá adiante, ou no futuro, mas de fato você pode tocar sua felicidade bem agora. Você está vivo. Pode abrir seus olhos, pode ver o brilho do sol, as cores bonitas do céu, a vegetação maravilhosa, seus parentes e amigos a sua volta. Este é o melhor momento da sua vida! – Thich Nhat Hanh

sushi de kriptonita

18 Aceite cada ser vivo

Ninguém jamais será tão perfeito quanto imaginamos. A maioria dos conflitos surgem justamente pela não aceitação de algum tipo de comportamento que abala qualquer relação. Ficamos totalmente dependentes e esperançosos de uma mudança positiva que pode nunca chegar e com isso nos frustrar. Por exemplo, esperar que alguém largue um vício, seja mais pró-ativo ou menos arrogante poderá nos frustar bastante porque provavelmente isso não ocorrerá. Assim como forçar, exigir ou cobrar uma mudança de hábito. Não cabe a nós julgar uma realidade que não vivemos. Cada um tem seu tempo para evoluir e devemos ajudar aceitando as limitações. Sei como é difícil, alguns parecem até ser ‘caso perdido’, porém acredite, todos estamos evoluindo juntos. Aceite absolutamente cada um de nós compartilhando esse planeta, desde uma formiga, até alguém que você mais odeia e ama.

Se quiser ajudar uma pessoa a mudar hábitos ruins, faça perguntas inteligentes próprias para reflexão. Ao invés de apontar uma crítica, inverta papéis. Relate o fato novamente e pergunte se ela consideraria isso a melhor forma de agir, ou se ela aceitaria que fizessem a atitude que ela cometeu consigo mesma. Outra excelente forma de mudar nossa percepção de alguém seria trocando os sentimentos ruins por gratidão. Pense na pessoa que você mais odeia no mundo, em seguida comece a identificar nela pontos positivos que você seja grato. Não é verdade que nossa percepção começa a mudar? Não crie expectativas, apenas aceite e deixe ir os pensamento ruins. Eles podem ofuscar nossa realidade.

A visão da mosca foca sempre no ponto negativo de situações ou pessoas. Se você sempre encontra algo de ruim ou negativo nas pessoas, você pode estar sendo como a mosca. A mosca pode estar num jardim florido que ela não se importará com as flores, mas focará em algum excremento que está no cantinho do jardim. Todo jardim tem algum excremento. Focar no excremento ao invés de toda beleza do jardim é o padrão da MOSCA.

A visão da abelha Foca sempre no ponto positivo de situações ou pessoas. Se você sempre busca encontrar qualidades e lado positivo de situações ou pessoas, você está enxergando como uma abelha. A abelha pode estar em um lixo a céu aberto, mas sempre focará na pequena florzinha que se encontrar por ali. Toda situação por pior que seja, toda pessoa por mais difícil que seja, sempre haverá algo positivo. Focar na flor ao invés do excremento é um padrão da abelha.

Se deseja mudar sua realidade, ter uma visão mais compassiva do mundo, tente diariamente ter uma visão de abelha sobre tudo e todos. Sua realidade seguirá seu foco. – Tales Luciano Duarte (do artigo: sua visão perante a vida é de abelha ou mosca?)

19 Doe, doe e doe

Pessoas bem-sucedidas são naturalmente doadoras e generosas. Doam força, sorrisos, ajuda, dinheiro, conforto, empatia… sem qualquer expectativa de retorno. A riqueza está naquilo que você dá e não no que possui. Abrir esse canal de doação fará com que tenha uma vida mais abundante e próspera. O universo está sempre respondendo às suas atitudes. Atraímos aquilo que transmitimos.

I give you my heart - by dakael
I give you my heart – by dakael

20 Honre Compromissos

Compromissos honrados são marcas de sucesso, integridade e honestidade, que formam pilares firmes em nossa estrutura espiritual. Por exemplo, quando assumimos contas que não podemos pagar ou confirmamos presença em um evento e não vamos, temos nossa estrutura abalada. Compromissos são sagrados e fortalecem relações humanas.

21 Seja grato

Uma vida grata é uma vida afortunada. Uma pessoa pode acordar reclamando por ter que ir ao mecânico resolver uma pendência com seu carro que quebrou, enquanto que outra poderá passar pela mesma situação sendo grata simplesmente por ter um carro. Em outra situação, uma pessoa que viva em penúria pode ser grata diante de um prato de arroz com feijão por ter a oportunidade de comer naquele dia. Enquanto outra não se contenta com uma vasta variedade de alimentos em sua casa e pensa que precisa fazer compras por não ter “nada”. Esses são pequenos exemplos de como a gratidão ou ingratidão podem afetar nossa visão, percepção do mundo e estado de espírito. A gratidão é um princípio básico da vida que poderia resolver praticamente todos nossos problemas. Neste momento, agradeça pelo simples fato de existir, estar vivo e respirando, é um excelente começo.

artista desconhecido
artista desconhecido

22 Siga a sua intuição

Nossa intuição funciona como um sexto sentido, é uma conexão paralela com o outro mundo. Se percebe que algo está errado e precisa mudar, não ignore essa mensagem. É um chamado muito importante do seu espírito e você precisa atender para se libertar. Você já teve dejavús, premonições ou visões? Caso positivo, seu poder telepático está bastante aguçado e há algumas mensagens a serem decifradas. Não ignore.

Existem algumas formas de se aprofundar e ouvir de forma mais clara o que o nosso espírito tem a dizer. Uma delas é através da leitura de aura. Essa terapia holística incrível é capaz de nos conectar profundamente com nosso próprio ser e captar mensagens essenciais. Veja alguns depoimentos de pessoas que fizeram leitura de aura através do portal PRANAZEN.COM. A transformação é marcante. Uma vez livre e desperto, você ajudará outros a encontrarem seu caminho.

path to destiny - by jonkoomp
path to destiny – by jonkoomp

 

Espero que tenha conseguido refletir sobre os conceitos apresentados da melhor maneira possível. Gostaríamos muito de ouvir sua opinião, escreva para nós! 🙂

Bjs e até a próxima
Diego Marques

Sobre Diego Marques

Diego Marques
Formado em análise de sistemas pela Puc-Rio, trabalha há mais de dez anos na área e foi um dos principais materializadores do portal PRANAZEN.com. Hoje vem se desenvolvendo em outras atividades como produção musical (dj Kristazul), pintura em tela (Instagram: puravidda), animação gráfica, yogaterapia, artesanatos... buscando crescer a cada dia.

7 Comentários

  1. Regina Helena M. Faria

    Achei tudo perfeito! Fiquei impressionada com tantos ensinamentos juntos. É admirável a elevação espiritual de vocês.

  2. Ótimo texto!!! Só verdades! Gratidão sempre 😀

  3. Estou arrepiada! Venho buscando a bastante tempo minha evolução essencialmente espiritual e simplesmente me surpreendi em ler muito do que busco praticar dia após dia reunido em um único texto! Texto iluminador e escrito por alguém deverás evoluído, com toda a certeza! Gratidão!

  4. Diego, muitíssimo obrigada,por estes valiosos conselhos. Vou divulgá-los e tambem a sua fonte. É um imenso presente para todos. Q. Deus te ilumine cada vez mais. Patrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *